Saúde

Vacina da gripe grátis para idosos carenciados

Após a recomendação da Assembleia da República no sentido de incluir a vacina contra a gripe sazonal no Programa Nacional de Vacinação para os grupos alvos prioritários, a ministra da Saúde, Ana Jorge, anuncia esta quarta-feira que, até 2012, os idos
Versão para impressão
Após a recomendação da Assembleia da República no sentido de incluir a vacina contra a gripe sazonal no Programa Nacional de Vacinação para os grupos alvos prioritários, a ministra da Saúde, Ana Jorge, anuncia esta quarta-feira que, até 2012, os idosos mais carenciados vão receber aquela vacina gratuitamente.

Os beneficiários desta medida serão os idosos com mais de 65 anos que recebem o complemento solidário e têm acesso a medicamentos comparticipados a 100%. O mesmo deverá ser aplicado a pessoas que estejam atualmente a residir em lares.

Esta é uma medida inédita; até ao momento, a vacina só poderia ser adquirida na farmácia, com receita médica, enquanto que agora a população idosa poderá ser imunizada gratuitamente nos centros de saúde.

De acordo com o Diário de Notícias, a medida é possível graças a um acordo firmado entre o Ministério da Saúde e o laboratório GlaxoSmithKline, ao qual foram comprados seis milhões de vacinas da gripe A. Contudo, em vez de receber os dois milhões de doses que ainda estavam por chegar, Ana Jorge conseguiu converter 660 mil de vacinas pandémicas em 900 mil da vacina da gripe sazonal.

Desta forma, o Ministério poupa material em dinheiro que provavelmente nunca seria usado e garante uma maior cobertura da vacinação da gripe sazonal.

O mesmo tem vindo a acontecer noutros países da Europa, como em França, também em negociações para anular parte da encomenda inicial. Outros, como os Estados Unidos, acabam mesmo por destruir grande parte das vacinas que compraram por falta de validade.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório