Ambiente

UTAD transforma gordura do lava-loiça em biodiesel

NULL
Versão para impressão
Os investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)desenvolveram uma caixa ecológica que permite separar a gordura acumulada no lava-loiça e armazená-la para a produção de biodiesel. A “Green Box” é um projeto ecológico que promete inovação e poupança.

O projeto é coordenado pelo professor e investigador João Barroso e pretende comercializar uma caixa que faz a separação da gordura que fica na água da lavagem da loiça.

A gordura separada contém resíduos que são “altamente poluentes” e “criam problemas gravíssimos nas estações de tratamento de águas residuais”, explica o coordenador do projeto à Lusa.

“A Greenbox é colocada debaixo da pia e o objetivo é que a água saia para o sistema de saneamento e a gordura fique acumulada”, explicou o responsável. A ideia é que esta gordura também seja recolhida “em tempo útil”, para que possa ser aproveitada para a produção de biodiesel.

Por enquanto, a caixa está a ser desenvolvida para restaurantes e unidades hoteleiras mas, segundo o professor, mais tarde poderá ser utilizada por particulares.

De acordo com o site oficial da UTAD, o projeto é apresentado no Dia da Inovação, que será assinalado na Aula Magna da Universidade, em Vila Real, no dia 16 de Novembro.

O objetivo é apresentar às empresas e público em geral a investigação da universidade, e revelar as parcerias já existentes quer com empresas, quer com outras entidades do sistema científico e tecnológico.

Clique AQUI para aceder ao programa do Dia da Inovação.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório