Saúde

Urologia: Hospital de Braga faz cirurgia inédita

O serviço de Urologia do Hospital de Braga irá realizar na segunda-feira, dia 14 de junho, pela primeira vez em Portugal uma implantação de um novo esfíncter artificial em três doentes que sofrem de incontinência urinária aguda, um problema que afeta
Versão para impressão
O serviço de Urologia do Hospital de Braga irá realizar na segunda-feira, dia 14 de junho, pela primeira vez em Portugal uma implantação de um novo esfíncter artificial em três doentes que sofrem de incontinência urinária aguda, um problema que afeta cada vez mais homens em Portugal e altamente incapacitante.

O urologista francês Christophe Gomez-Llorens que desenvolveu este novo esfíncter irá estar presente nesta primeira cirurgia. Desloca-se do seu hospital, Polyclinique les Bleuets, em Reims, França, com vasta experiência nesta área, para apoiar o Hospital de Braga.

De acordo com comunicado no Portal da Saúde, estarão presentes na cirurgia outros urologistas de diversos hospitais a fim de tomarem contacto com esta nova técnica.

O novo esfíncter artificial, dispositivo construído em silicone, é constituído por um cuff inflável e ajustável, que é colocado à volta da uretra perineal, e por um reservatório regulador implantado no escroto. O procedimento ocorre sob anestesia geral ou loco regional, por pequena incisão perineal e no escroto.

De acordo com o comunicado O novo sistema em relação ao até agora aplicado traz diversas vantagens para os doentes e para os urologistas. o tempo de cirurgia é inferior a 30 minutos, é um método mais prático, mais cómodo e menos invasivo com risco reduzido de infeção.

A incontinência urinária masculina surge em doentes submetidos a prostatectomia radical por cancro da próstata e traz graves consequências à qualidade de vida do homem ao nível pessoal, familiar, social e profissional.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório