Espetáculos e Exposições

Ur Banismos: exposição de António Ferra

Ur Banismos, a nova exposição de António Ferra, inaugura dia 13 de abril, terça-feira, na livraria Círculo das Letras, ao Campo Pequeno, Lisboa. A mostra é composta por cerca de 20 peças, entre objectos "reconstruídos", colagens e vídeos, sob o mo
Versão para impressão
Ur Banismos, a nova exposição de António Ferra, inaugura dia 13 de abril, terça-feira, na livraria Círculo das Letras, ao Campo Pequeno, Lisboa. A mostra é composta por cerca de 20 peças, entre objectos “reconstruídos”, colagens e vídeos, sob o mote da “reciclagem do objeto artístico”. Patente até dia 30 de abril.

Esta coleção de António Ferra parte da realidade (sub)urbana, que “à medida que se afasta do centro, revela um amontoado de prédios sobrepostos, de casas justapostas, de luzes aprisionadas que saíam das janelas ou dos espaços por onde se conseguiam libertar”.

Colagens, objetos e vídeos foram construídos a partir da sobreposição de pedaços de papel “que poderiam muito bem ter sido colocados no lixo pelos habitantes daqueles mesmos prédios”, explica António Ferra.

Estas peças “obedecem a uma persistência na reciclagem, uma forma de denúncia do desperdício e da fragilidade da fronteira entre o essencial e o acessório”, acrescenta o artista.

Ur Banismos denuncia também “os que foram banidos dos centros para se fixarem nas periferias. A raridade da figura humana nas imagens revela essa mesma ausência, ainda que, de onde em onde, se possam entrever algumas figuras ou espaços que funcionam como sonhos.”

António Ferra mantém simultaneamente a actividade da escrita e da expressão plástica, ambas com cerca de quarenta anos de experiências diversas.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório