Mundo

Universidade do Porto é uma das 400 melhores do mundo

NULL
Versão para impressão

A Universidade do Porto foi considerada uma das 400 melhores do mundo no “Academic Ranking of World Universities”. A universidade portuguesa subiu assim, este ano, 100 posições na tabela mundial.

Esta é a primeira vez que uma instituição portuguesa atinge o top 400 deste ranking internacional elaborado pela Shangai Jiao Tong University. A Universidade do Porto ocupa agora o patamar das 301 a 400 melhores universidades do mundo depois de ter sido classificada, nos últimos quatro anos, no intervalo das 401 às 500. 

Em comunicado, a instituição explica que a subida de posição aconteceu “graças ao desenvolvimento da sua prestação na quantidade e qualidade de artigos científicos publicados por docentes e investigadores da instituição nas melhores revistas científicas internacionais”.

Os critérios do “Academic Ranking of World Universities” são a classificação a quantidade de artigos científicos publicados em revistas científicas reconhecidas internacionalmente, o número de docentes e investigadores classificados entre os mais citados de 21 áreas de estudo e o número de prémios Nobel ou medalhas Fields (prémio da área da Matemática) atribuídos a docentes ou antigos estudantes de cada instituição.

Também a Universidade de Lisboa se fez representar neste ranking, ocupando um lugar entre a 401.ª e a 500.ª posição mundial.

Já os Estados Unidos da América revelam-se os líderes da tabela, colocando oito instituições no top 10, com as primeiras três posições ocupadas pelas universidades de Harvard, Stanford e o MIT, respetivamente.

Clique AQUI para ver a tabela.

[Notícia sugerida por Ana Guerreiro Pereira e Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório