Sociedade

Universidade de Lisboa é 2.ª na produção científica

A Universidade de Lisboa está em 2.º lugar no ranking ibero-americano de 2014 que mede a produção científica das instituições superiores. A lista é baseada em dados quantitativos relativos a publicações e citações de artigos científicos realizados en
Versão para impressão
A Universidade de Lisboa está em 2.º lugar no ranking ibero-americano de 2014 que mede a produção científica das instituições superiores. A lista é baseada em dados quantitativos relativos a publicações e citações de artigos científicos realizados entre 2008 e 2012. Nos primeiros 40 lugares estão ainda seis instituições nacionais de ensino superior.
 
O ranking foi criado pela SCImago que é constituída um grupo de investigadores do Conselho Superior de Investigações Científicas da Universidade de Granada, em Espanha, que se dedica à análise de informações.
 
A lista inclui mais de 1.636 instituições de ensino superior da América Latina, Espanha, Portugal e Andorra.
 
Estes resultados surgem depois do processo de fusão entre a Universidade de Lisboa e a Universidade Técnica de Lisboa que no ranking do ano passado se situavam nas posições 26.º e 14.º respetivamente.
 
Em comunicado o Reitor da Universidade de Lisboa, o Professor António Cruz Serra, revela que o resultado divulgado pela SCImago é “muito positivo e muito satisfatório, que nos enche de orgulho”, esperando que a Universidade mantenha este posicionamento ao longo dos próximos anos dado que a investigação vai continuar a ser uma prioridade.
 
Segundo os resultados da quinta edição do ranking, o top 40 inclui também a Universidade de Coimbra, a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade do Minho, a Universidade de Aveiro e a Universidade do Porto. De um modo geral, todas as universidades portuguesas melhoraram a sua posição em relação ano passado.
 
De destacar ainda que as principais instituições espanholas ficaram atrás da Universidade de Lisboa. Em primeiro lugar na lista surge a Universidade de São Paulo, no Brasil, e na terceira posição encontra-se a UniversidadeNacional Autónoma do México.

Notícia sugerida por Maria da Luz e Maria Manuela Mendes

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub