Ciência

Universidade de Aveiro coordena projeto Europeu

NULL
Versão para impressão

A Universidade de Aveiro vai coordenar  o ambicioso projeto europeu NANOMOTION, que tem por objetivo avançar na investigação na área da nanotecnologia. Este projeto obteve o reconhecimento da Comissão Europeia que lhe atribuiu um financiamento superior a três milhões de euros.  

O projeto NANOMOTION tem por objetivo formar a próxima geração de engenheiros e técnicos nos aspetos fundamentais da nanoelectromecânica para aplicar ferramentas avançadas de estudo de uma grande variedade de materiais em colaboração com parceiros académicos, de investigação e industriais.

Num fase inicial, o projeto vai oferecer a 12 novos investigadores e a um investigador experiente a oportunidade para ganhar conhecimento fundamental de nanoelectromecânica e habilidades indispensáveis de nanocaracterização para fazer avançar a Europa no desenvolvimento de novos materiais e dispositivos funcionais.

A equipa portuguesa, liderada pelo investigador coordenador do CICECO e DECV, Andrei Kholkin, vai coordenar o projeto, desenvolver novos métodos de investigação de materiais para energia (em conjunto com Bosch, Alemanha), biomateriais e muito mais. 

A Universidade de Aveiro é atualmente líder mundial na investigação de nanoelectromecânicos (NEMS), sistemas muito úteis para aplicação em memórias de computadores.

O Laboratório Associado CICECO – Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos, criado em Março de 2002 na Universidade de Aveiro, tem contribuído ativamente para o desenvolvimento da base do conhecimento científico e tecnológico necessário para a produção e transformação inovadora de materiais cerâmicos e compósitos.

O CICECO é hoje o maior instituto português no domínio da Ciência e Engenharia e de Materiais, integrando 50 professores, 35 investigadores, 54 pós-doutorados, 82 estudantes de doutoramento e cerca 115 outros estudantes.

Clique AQUI para aceder ao comunicado da Universidade de Aveiro.

[Notícia sugerida por Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório