Ambiente

Único tubarão-viola em Portugal chega ao Porto

O único exemplar de tubarão-viola (Rhynochobatus diiddensis) no nosso país foi instalado, esta segunda-feira, no aquário Sea Life no Porto. A espécie, originária da Índia Oriental, viajou durante 26 horas para chegar a Portugal, onde vai andar em dig
Versão para impressão
O único exemplar de tubarão-viola (Rhynochobatus diiddensis) no nosso país foi instalado, esta segunda-feira, no aquário Sea Life no Porto. A espécie, originária da Índia Oriental, viajou durante 26 horas para chegar a Portugal, onde vai andar em digressão por vários aquários.

Com um ano e cinco meses de idade, 1,4 metros de comprimento e 30 quilos de peso, este tubarão-viola é um parente próximo das raias e, como todos os da sua espécie, é um animal solitário, que prefere nadar e atuar sozinho.

“O que ele tem de igual às raias é a forma de respirar. Possui as brânquias na parte de baixo do corpo e os espiráculos atrás do olho. Neste momento tem um 1,5 metros, mas ainda pode atingir os 2,70 metros, por isso tem um longo caminho pela frente e esperamos que ele consiga cá estar quando atingir esse comprimento”, explica o biólogo marinho Carlos Pinto, em declarações à SIC.

Nos próximos dias, o Sea Life Porto acolhe outro tubarão-viola. Os dois exemplares serão depois integrados no tanque oceânico, onde vão partilhar o espaço com outros tubarões.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório