Sociedade

União Europeia apoia produção da Banana da Madeira

O POSEIMA vai apoiar as produções agrícolas da Madeira em cerca de 31 milhões de euros. O programa específico da União Europeia destinado às regiões ultraperiféricas vai apoiar a produção da banana da Madeira em oito milhões de euros e as pescas em d
Versão para impressão
O programa europeu POSEI vai apoiar as produções agrícolas da Madeira em cerca de 31 milhões de euros. Neste programa está incluido um apoio à produção da banana da Madeira na ordem dos oito milhões de euros. 
 
Segundo avança a imprensa local, o POSEIMA (denominação do programa para a Madeira) envolve o abastecimento (acesso a bens essenciais) no valor de 10 milhões de euros, um apoio às produções agrícolas locais de 10 milhões de euros, um valor específico para a produção de banana no valor de oito milhões de euros e outro para as pescas na ordem dos dois milhões de euros.

Os valores foram estabelecidos no passado dia 11 de Fevereiro numa audição parlamentar sobre o programa POSEI na Comissão Especializada Permanente de Recursos Naturais e Ambiente.

A qualidade da Banana da Madeira tem a sua origem certificada pela União Europeia como produto agrícola de uma Região Ultraperiférica da UE. Estas regiões, conhecidas por RUP, são territórios geograficamente localizados fora do continente europeu, mas que são parte integrante dos países da União Europeia a que pertencem.
 
Em 2006, com o objectivo de promover os produtos agrícolas de qualidade originários das RUP, foi criado um selo de certificação. É assim garantida a origem e qualidade dos produtos agrícolas oriundos ou transformados destes territórios.
 
O POSEI existe desde 1992 e é destinado às regiões da Madeira, Açores, Canárias e Departamentos Ultramarinos franceses, para compensar os sobrecustos e dificuldades de produção destas regiões ultraperiféricas.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub