Sociedade

Uma volta ao mundo em busca da cura do cancro

Rudy Pospisil quer dar a volta ao mundo em bicicleta para ajudar a encontrar uma cura para o cancro. O canadiano de 49 anos começou esta viagem solidária pelo continente americano e retoma agora a sua rota na Europa, a partir de Portugal.
Versão para impressão
Rudy Pospisil quer dar a volta ao mundo em bicicleta para ajudar a encontrar uma cura para o cancro. O canadiano de 49 anos começou esta viagem solidária pelo continente americano e prossegue, em Maio, a sua viagem na Europa, a partir de Portugal, na cidade do Porto.

por Márcia Moço

O capitão do Departamento de Bombeiros da cidade de Burnaby, no Canadá, quer percorrer trinta países diferentes em busca do espírito solidário de cada uma destas nações. A viagem vai percorrer 24.000 quilómetros e espera recolher donativos de instituições e pessoas particulares. Qualquer um pode contribuir, até mesmo em géneros.


Image and video hosting by TinyPicRudy Pospisil é ele próprio um sobrevivente do cancro. Em 2009, resolveu fazer algo pelos outros que vivem a mesma situação. “O cancro afeta uma em cada três pessoas em todo o mundo, por isso acredito que é tempo de diminuir essa probabilidade e encontrar uma cura”, explicou o bombeiro canadiano ao Boas Notícias.

Depois da sua mãe, pai e irmão terem sido afetados com a mesma doença, Rudy Pospisil criou o projeto “Fire Fighter Cycle” para contribuir para encontrar uma cura para os cancros da mama, próstata e do pulmão. “As minhas expectativas são inspirar o maior número de pessoas que conseguir com a minha viagem para que também elas iniciem uma campanha de angariação de fundos por sua conta”, conta o canadiano.

A viagem pode ser acompanhada em blogue 

Depois do México, onde se encontra agora, Rudy Pospisil vai atravessar o Atlântico e aterrar no Porto para retomar a viagem de bicicleta até ao Irão. O ciclista vai iniciar o percurso europeu no dia 4 de Maio, passando pela vila de Ponte de Lima no dia 5, antes de seguir pelos Caminhos de Santiago. É no dia 6 que o canadiano chega a Espanha, passando depois por França, Suíça, Balcãs, Grécia, Turquia e Irão.

Rudy Pospisil contou ao Boas Notícias que, nesta parte da viagem, vai ter o apoio de dois amigos, Hugo e Harron, residentes na cidade do Porto. Depois de conhecerem a missão, os dois amigos resolveram ajudar o canadiano com o transporte da sua bicicleta para Portugal, “guardando-a até que lá chegue”.

Acompanhado pelo seu filho nesta viagem, o bombeiro escreve todos os dias no seu blogue, “que é lido por muitos doentes com cancro por todo o mundo”. Rudy Pospisil acredita que este contacto “dá-lhes esperança de que existem pessoas lá fora que se preocupam e que estão a dar o seu melhor para ajudar a desenvolver uma investigação que encontre um tratamento e uma cura mais eficazes”.

Image and video hosting by TinyPic
[© Fire Fighter Cycle – Dez anos depois de ter sobrevivido a um cancro, Rudy Pospisil quer ajudar outras pessoas em todo o mundo a superar a doença]

O ciclista afirma que está à espera que os portugueses também o contactem para que possam ajudar nesta missão. “Espero que me escrevam e que queiram acompanhar-me de bicicleta, ou que simplesmente venham conhecer-me ou oferecer uma refeição”, salienta. Para encontrar Rudy basta ir ao seu site oficial e localizá-lo com a ajuda das coordenadas de GPS que indicam a sua posição em tempo real. 


Rudy já juntou 23 mil euros

Ao longo do percurso entre o Canadá, os EUA e o México, Rudy viveu algumas peripécias – como um pneu que estoirou, dois atropelamentos e ainda um assalto. Ainda assim, o bombeiro canadiano garante que vai continuar em frente “para conseguir acabar a viagem”.

Até agora, Rudy conseguiu juntar cerca de 23.000 euros que espera doar às investigações para a luta contra o cancro do grupo científico da Canadian Cancer Society, de Toronto, e da Swiss Cancer Society, na Suiça. “Vou juntar o máximo que for necessário para encontrar uma cura e só paro quando o conseguir”, garante Rudy Pospisil.
 

Clique AQUI para aceder ao site oficial do projeto “Fire Fighter Cycle” (em inglês).

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub