Sociedade

Uma casa na árvore com vista sobre a cidade

NULL
Versão para impressão
Uma casa na árvore pode parecer um sonho de criança, sobretudo se vivermos na cidade. Mas, em São João da Madeira, uma família construiu mesmo uma casa nas copas de um carvalho com mais de 200 anos. No interior, esta casa inédita em Portugal tem tudo o que as habitações “normais” oferecem, ao que se acrescenta um varandim a toda à volta da árvore com vista sobre a cidade.

Foi depois de uma viagem ao Pantanal e à Amazónia brasileira, em 2007, que esta família decidiu avançar com o projeto de construir uma casa do topo de um “belo e grandioso” carvalho secular que tinham num terreno São João da Madeira, explicou ao Boas Notícias Maria Gonçalves, um dos membros da família proprietária da casa.

O projecto inspirou-se nos miradouros construídos em árvores que a família visitou no Pantanal e na Amazónia. Com a ajuda de outros familiares, e após aprovação da autarquia, Maria Gonçalves e o marido colocaram em prática a execução da obra cuja construção é “quase toda em madeira.” A obra durou quase dois anos, já que foi construída “nas horas vagas”, sublinhou a proprietária.

Durante a maior parte do ano, “a Casa na Árvore fica envolta nos densos ramos verdes da árvore, a qual apenas se ´desnuda` em meados do inverno, época em que podemos observar, a partir do exterior, a maior parte da casa e das longas varandas ao seu redor.”

Todo o conforto das casas modernas

A casa é acolhedora e tem todos os pormenores de uma casa de descanso no campo, com a “magia” especial de ser numa árvore. A reação das pessoas adultas “é de surpresa e de encantamento”,  já as crianças ficam com “uma imensa vontade de subir”, conta Maria Gonçalves. Mais do que inspiradora, a Casa da Árvore “reporta às memórias e aos sonhos da infância de cada um de nós”.

No seu interior encontra-se um quarto, uma sala com kitchenet e uma casa de banho. Além das divisões, a casa está equipada com todos os confortos habituais dos apartamentos modernos: água canalizada, eletricidade – e respetivos eletrodomésticos -, rede de saneamento e até um churrasco.

Quem quiser concretizar um sonho de infância e viver como Huck, o melhor amigo de Tom Sawyer (mas numa versão mais moderna), pode visitar ou alugar esta casa, por alguns dias, estando os preços sujeitos a consulta e marcação prévios.

Clique AQUI para visitar o blogue da Casa da Árvore. 

Ana Silva

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório