i9magazine

Um terço dos portugueses já fez compras na Internet

Versão para impressão

Nos últimos anos assistimos a uma mudança de paradigma nos hábitos de consumo, com consequências na forma de fazer negócios, com conceitos como “compras online”, “eCommerce” ou “consumo digital” a entrarem no léxico de todos para designarem a nova realidade tecnológica. Neste contexto, as famílias alteraram o seu paradigma de consumo e as empresas têm vindo a acompanhar a transformação. Quem tem acompanhado estas matérias nas duas últimas décadas, compreenderá o que queremos com o facto de o eCommerce se parecer com uma maratona, uma prova talhada apenas para os mais resistentes e determinados, e neste caso concreto, onde aqueles que se anteciparam à concorrência ganharam também uma importância difícil de contrariar.

Os últimos dados de vendas evidenciam um crescimento sem precedentes. Por exemplo, no final de 2017, alguns serviços nacionais de entrega estiveram quase à beira da rutura, fruto da procura. Por outro lado, o investimento no nosso país, anunciado por alguns dos principais players internacionais, faz antever que a concorrência cresce e que o ritmo acelera.

Tendências de consumo online dos portugueses

Perante esta realidade, o Observador Cetelem não poderia deixar de estar atento às tendências de consumo entre os portugueses. Embora ainda longe de ser um hábito enraizado entre nós, a verdade é que o comércio online ganha cada vez mais expressão. De que forma e em que moldes o faz, é algo que este estudo pretende perceber e apresentar. Assim, verifica-se que 32% dos portugueses já fizeram pelo menos uma vez compras online. E que 25% fizeram-no nos últimos 12 meses, enquanto 7% assumem não efetuar qualquer transação pela Internet há mais de um ano.

Quanto à caracterização do cliente-tipo de lojas online, este tem entre 25 e 44 anos. Este escalão etário representa 75% do total de consumidores online. A maioria dos shoppers digitais integram a classe média alta (57%) e há mais compradores do género masculino (53%) do que feminino.

Em média, a maioria dos inquiridos visita lojas online cerca de 5 vezes por ano. Na generalidade dos casos, a frequência com que os portugueses compram através da Internet oscila entre uma vez por ano e várias vezes por semana. Mais concretamente, 77% dos inquiridos compram na Internet até 5 a 6 vezes ao ano e apenas 16% adquire produtos online no mínimo uma vez por mês.

Embora os portugueses estejam ainda longe de se encontrarem rendidos ao comércio online, a verdade é que estes indicadores são demonstrativos da alteração de mentalidades. Claro que o paradigma clássico, em que a generalidade das compras se faz através da ida a espaços comerciais, não irá perder relevância tão cedo, mas o modo como os players começam a olhar para Portugal, a investir no eCommerce no nosso país e o crescimento da adesão a este canal, significa que importa seguir e antecipar os próximos passos deste canal.

O conteúdo Um terço dos portugueses já fez compras na Internet aparece primeiro em i9 magazine.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub