Mundo

Último vaivém espacial da NASA já aterrou

NULL
Versão para impressão
O vaivém Atlantis, da NASA aterrou com sucesso, esta quinta-feira, naquela que é a sua última missão concluindo uma viagem de 13 dias no espaço e todo o programa espacial tripulado norte-americano. O Atlantis aterrou às 10h57 (hora de Portugal) no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, Florida.

O Atlantis partiu no passado dia 8 de julho e percorreu, segundo o site oficial da NASA, um caminho de 5284862 milhas, durante 12 dias, 18 horas, 28 minutos e 50 segundos. O objetivo desta viagem foi o transporte de quatro toneladas de carga em comida, roupas e equipamento para um ano de trabalho da International Space Station (ISS).

Os tripulantes do Atlantis descarregaram todo o material e voltaram a encher o módulo com lixo produzido na ISS e material não necessário, tendo, depois, voltado à Terra.

Depois da aterragem, os quatro tripulantes Chris Ferguson (comandante), Doug Hurley (piloto) e os especialistas de missão Sandra Magnus e Rex Walheim avaliaram os sistemas de segurança.

Uma história de 30 anos

Desde 12 de abril de 1981, aquando da primeira partida de um vaivém espacial, já se registaram 852 voos, com 355 indivíduos de 16 países a bordo. Este foi o 33º voo do vaivém Atlantis, que se estreou em Outubro de 1985, e representa hoje o culminar das missões espaciais tripuladas norte-americanas.

O fim dos vaivéns espaciais da NASA foi fruto de uma decisão do Governo norte-americano, devido, entre outras razões, aos elevados custos de manutenção das naves. Daqui para a frente, a NASA vai utilizar vaivéns russos para transportar os astronautas até à ISS.

“Missão Cumprida”

O dia de hoje tornou-se histórico: os 30 anos das viagens espaciais tripuladas da NASA chegaram ao fim. No entanto, o Atlantis ficará exposto no Centro Espacial Kennedy, para quem o quiser visitar.

“Missão cumprida, Houston. Depois de ter servido durante mais de 30 anos, a nave espacial americana conquistou o seu lugar na História”, disse, após ter aterrado, o comandante do Atlantis.

Clique no link acima para visualizar o vídeo da NASA.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório