Sociedade

UE: Tarifas de roaming vão baixar em Julho

As tarifas das chamadas de telemóvel no estrangeiro vão ser mais baixas a partir do dia 1 de Julho. O preço máximo das chamadas a partir de outro país da União Europeia será de 29 cêntimos por minuto e o das chamadas recebidas fora da UE passa a ser
Versão para impressão

As tarifas das chamadas de telemóvel no estrangeiro vão ser mais baixas a partir do dia 1 de Julho. O preço máximo das chamadas a partir de outro país da União Europeia será de 29 cêntimos por minuto e o das chamadas recebidas fora da UE passa a ser de oito cêntimos por minuto, por oposição aos 35 e 11 cêntimos atualmente cobrados.

A decisão parte de um acordo alcançado entre o Conselho, a Comissão e o Parlamento da UE, segundo o qual também o preço das mensagens SMS baixa de 11 para 9 cêntimos. Os preço do download de dados ou de navegação na internet no estrangeiro será de 70 cêntimos por megabyte.

“Os consumidores estão fartos perder tanto dinheiro por causa das altas tarifas de roaming”, argumentou Neelie Kroes, a vice-presidente da Comissão Europeia para a Agenda Digital.

“Este novo acordo dá-nos uma solução estrutural a longo prazo, com preços mais baixos, maior possibilidade de escolha e uma abordagem mais eficiente ao download de dados e à navegação na Internet”, acrescentou a comissária.

Para evitar “choques” os utilizadores vão ser avisados via SMS do montante gasto, a partir de um valor pré-definido de 50 euros ou estabelecido pelo cliente.

Em 2014 está ainda previsto que, quando entra num país estrangeiro, o utilizador possa escolher a rede nacional que deseja.

A baixa de preços resulta da aplicação do regulamento europeu que impõe uma redução progressiva, até 2014, dos tetos máximos aplicáveis pelas operadoras móveis (Eurotarifa).

A partir de 1 de Julho de 2014 o acordo de princípio ontem estabelecido prevê que sejam os próprios consumidores a eleger qual o operador local que mais lhes interessa quando usarem os seus telemóveis ou tablets fora do seu país.

Consulte o comunicado da Comissão Europeia com os novos tarifárias AQUI.

[Notícia sugerida por Fernando Pereira]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório