Saúde

UE: Site ajuda milhares de jovens a deixar de fumar

NULL
Versão para impressão

Em menos de meio ano, seis mil jovens portugueses procuraram ajuda para deixar de fumar, através de uma plataforma online lançada pela Comissão Europeia. A plataforma “Os Ex-Fumadores São Imparáveis” funciona como um médico virtual que avalia o grau de dependência do fumador e faz o seu acompanhamento, avança a agência a Lusa.

Segundo informação do site da campanha, o assistente de saúde online – conhecido por iCoach – foi construído com base numa investigação pioneira, experiência clínica prática e no saber especializado de psicólogos e especialistas em comunicação.

A plataforma é gratuita e está disponível em 23 línguas oficiais da UE, garantindo ainda que que mais de 30% das pessoas que utilizaram o seu iCoach deixaram de fumar.
    
Os dados do balanço dos primeiros cinco meses de campanha, apresentados esta terça-feira, revelam que mais de um milhão de europeus dos 27 estados membros acederam às páginas da campanha no Facebook e mais de 151 mil registaram-se na plataforma iCoach.

70 por cento dos utilizadores tem entre 18 e 35 anos

Em Portugal, as redes sociais foram um veículo privilegiado e a campanha chegou a milhares de fumadores, especialmente aos mais jovens: 70 por cento dos fumadores que procuraram ajuda têm entre os 18 e os 35 anos.

Em apenas cinco meses registaram-se um total de 5.882 portugueses na plataforma, o que equivale a quatro por cento do total dos europeus que aderiram a este novo método de ajuda para deixar de fumar.

O estudo dos primeiros meses da campanha avaliou também as diferenças entre os aderentes ao programa, em Portugal, por género, formação escolar e ocupação: 59 por cento dos portugueses é do sexo masculino, 67 por cento tem emprego, 14 por cento está desempregada e 11 por cento são estudantes.

Clique AQUI para aceder à versão portuguesa da plataforma.

[Notícia sugerida por Ana Guerreiro Pereira]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório