Ambiente

UE: Renováveis são 62% da produção de eletricidade

As fontes renováveis, em particular a energia eólica, representaram 62% (17 GW) da nova capacidade de produção de electricidade instalada na União Europeia em 2009, segundo revela o relatório "Renewable Energy Snapshots", publicado esta semana pelo C
Versão para impressão
As fontes renováveis, em particular a energia eólica, representaram 62% (17 GW) da nova capacidade de produção de electricidade instalada na União Europeia em 2009, segundo revela o relatório “Renewable Energy Snapshots”, publicado esta semana pelo Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia.

A energia eólica constitui, pelo segundo ano consecutivo, a maior parte da nova capacidade instalada, representando 38% do total, seguida da fotovoltaica (21%), biomassa (2,1%), incineração de resíduos (1,6%) e nuclear (1,6 %).

 Em valores absolutos, as energias renováveis representaram 19,9% do consumo europeu de electricidade. Desses quase 20 por cento, 11,6% referiam-se a energia hídrica, 4,2% a eólica, 3,5% a biomassa e 0,4% a energia solar.

Caso se mantenha a tendência anual de crescimento, a Comissão Europeia espera que, em 2020, o consumo total da eletricidade da UE seja de 35 a 40%.

No entanto, para chegar a esse patamar, Bruxelas afirma que é necessário melhorar o acesso às redes assim como dar mais apoios públicos à investigação e à adaptação dos sistemas atuais a energias renováveis.

[Notícia sugerida pelas utilizadoras Ana Baptista e Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório