Mundo

UE propõe fim de automóveis nas cidades até 2050

A Comissão Europeia propõe acabar com a circulação de automóveis a gasolina, diesel ou gás nas cidades dos 27 países da União Europeia (UE) até 2050, segundo o Livro Branco dos Transportes, apresentado esta semana em Bruxelas pela Comissão Europeia.<
Versão para impressão
A Comissão Europeia propõe acabar com a circulação de automóveis a gasolina, diesel ou gás nas cidades dos 27 países da União Europeia (UE) até 2050, segundo o Livro Branco dos Transportes, apresentado esta semana em Bruxelas pela Comissão Europeia.

O objetivo é começar a travar o seu uso nas cidades a partir de 2030, de modo a que sejam abolidos progressivamente nos 20 anos seguintes. O objetivo passa por tornar o setor dos transportes públicos mais competitivo e menos poluente de forma a poder diminuir a dependência do petróleo.

“Podemos acabar com a dependência do petróleo inerente aos meios de transportes sem sacrificar a eficiência e comprometer a mobilidade”, assinalou o comissário europeu dos Transportes, Siim Kallas, citado pelo Ciência Hoje, na apresentação da nova estratégia da Comissão Europeia para 2050.

Bruxelas também estabelece objetivos para as próximas quatro décadas: pretende reduzir até 40% as emissões de transportes marítimos e conseguir que 40% do combustível utilizado na aviação seja com baixos níveis de dióxido de carbono e que metade das deslocações passe da estrada para os carris ou outros meios de transportes públicos.

No total, estas medidas contribuirão para uma redução de 60% em emissões contaminantes, assegurou a CE, cujo objetivo é uma rede única de transporte europeia para 2050. A comissão pretende igualmente triplicar o volume da rede europeia ferroviária de alta velocidade para 2030.

Para alcançar todos estes objetivos, estima-se que seja necessário um investimento de 1,5 mil milhões de euros, nos próximos 40 anos.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub