Sociedade

UE: Projeto luso é finalista em concurso de aplicações

Um projeto português está entre os finalistas daquele que é o maior concurso de aplicações da União Europeia, o FI-WARE Challenges. Pelo nome GalvYa e da autoria de João Vieira, a aplicação lusa permite gerir plantações agrícolas a partir de um equip
Versão para impressão
Um projeto português está entre os finalistas daquele que é o maior concurso de aplicações da União Europeia, o FI-WARE Challenges. Pelo nome GalvYa e da autoria de João Vieira, a aplicação lusa permite gerir plantações agrícolas a partir de um equipamento eletrónico e tem por objetivo melhorar a indústria agroalimentar do futuro.
 
Para participar no concurso era exigida a apresentação de aplicações Internet desenvolvidas pelos próprios, a partir da plataforma FI-WARE. De um total de 700 propostas apresentadas, oriundas de mais de 20 países, foram selecionadas 40 para concorrer à final, dividida em duas categorias – Smart City e Smart Business. 
 
O GalvYa faz parte da última, juntamente com outros 19 projetos. A ideia lusa consiste numa pequena caixa – 'smox' (resultado da junção das palavras 'small' e 'box') – que é instalada nos campos agrícolas para acompanhar e 'sentir' as plantações. Através de um computador, de um tablet ou de um smartphone, a mesma vai transmitir todo o tipo de informações sobre a evolução da produção, desde a fase de semente até à fase da colheita.
 
Para além de observer, o GalvYa tem ainda a capacidade de intervir remotamente com as necessidades dos campos. A aplicação vai agora marcar presenta na Campus Party Brasil, que decorre de 27 de Janeiro a 2 de Fevereiro, em São Paulo, onde vai também ser ajudado por engenheiros e outros especialistas da área na melhoria de alguns pontos do projeto antes da apresentação final ao júri do concurso.
 
Em jogo estão prémios no valor de 75.000 euros para o primeiro classificado, 40.000 euros para o segundo e 20.000 euros para o terceiro, havendo ainda menções honrosas de 5.000 euros para casos como o participante mais jovem e a aplicação mais inovadora.
 
O FI-WARE Challenges é um concurso criado em parceria entre a Comissão Europeia e a Campus Party Brasil 2014.

Veja a lista completa dos finalistas nas categorias de Smart City e Smart Business do FI-WARE Challenges AQUI.

Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub