Ambiente

UE: Metade das energias renováveis vêm da madeira

NULL
Versão para impressão

Metade da energia renovável consumida nos 27 Estados-membros da União Europeia (UE) é proveniente de madeira e de resíduos florestais, avançou esta quarta-feira o Eurostat em relatório publicado no seu site oficial. Portugal atinge os 50 por cento da energia proveniente destes materiais.

Em 2009, as fontes de energia renováveis contabilizavam cerca de nove por cento do total de energia consumida pelos 27 países da UE, sendo a madeira a líder em energias renováveis na Europa.

O Eurostat destaca que a madeira utilizada provém de madeira das florestas, de resíduos mas também de sobras de madeira de matérias-primas.

Em 2010, o território florestal cobria cerca 178 milhões de hectares dos 27 países membros, ou seja cerca de 40% do seu território. Toda a zona florestal dos países da UE contabiliza cerca de quatro por cento da área florestal mundial.

O relatório indica ainda que, em 2010, cerca de três quartos da área florestal dos 27 países da UE estavam disponíveis para fornecer madeira, sendo que houve um aumento de madeira disponível nas florestas europeias, mais precisamente um terço.

Em Portugal, 39 por cento do território nacional é coberto por florestas. Deste total, 50 por cento é usado para produção de energia. 

O ano Internacional da Florestas

A organização europeia defende que o Ano Internacional das Florestas, celebrado em 2011, é uma oportunidade para a consciencialização do público sobre o significado das florestas para o nosso planeta.

Mais do que económico, a importância ambiental da existência de grandes manchas florestais permitem a sustentabilidade do planeta e a vivência do ser humano.

Clique AQUI para consultar o comunicado do Eurostat.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório