Sociedade

UE: Mercado automóvel português lidera crescimento

No primeiro semestre deste ano, as matrículas de novos veículos ligeiros de passageiros aumentaram apenas 0,2% no conjunto dos 27 países da União Europeia (UE). Em Portugal registou-se uma subida de 57,7%, a taxa de crescimento mais expressiva em tod
Versão para impressão
No primeiro semestre deste ano, as matrículas de novos veículos ligeiros de passageiros aumentaram apenas 0,2% no conjunto dos 27 países da União Europeia (UE). Em Portugal registou-se uma subida de 57,7%, a taxa de crescimento mais expressiva em toda a UE.

Os dados foram avançados, esta quinta-feira, pela Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA).

O aumento das vendas de automóveis verificadas no mês passado em Portugal (62,5%, ou seja, 26 mil unidades), apenas suplantado pela Irlanda,é justificado pela Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP) com base em dois fatores.

Em primeiro lugar, o agravamento do IVA, em vigor desde 1 de julho, provocou, nos últimos meses, uma antecipação de compras. A par disso, no período homólogo de 2009 assistiu-se a uma grande retração do mercado, a maior dos últimos 22 anos, o que por si só “inflaciona” qualquer aumento de vendas registado este ano.

Ainda em junho deste ano, as maiores quedas registaram-se na Alemanha (32,3%), na Itália (19,1%) e em França (1,3%). Espanha e Reino Unido seguiram no sentido contrário, com aumentos de 25,6% e 10,8& respetivamente.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório