Inovação e Tecnologia

UE lança prémio em homenagem a Diogo Vasconcelos

A Comissão Europeia vai para lançar um prémio de inovação social em memória do antigo diretor da Cisco Systems International, o português Diogo Vasconcelos, falecido em Junho de 2011.
Versão para impressão

A Comissão Europeia vai para lançar um prémio de inovação social em memória do antigo diretor da Cisco Systems International, o português Diogo Vasconcelos, falecido em Junho de 2011. Este prémio de inovação social terá uma periodicidade anual com o intuito de inspirar os novos empreendedores europeus.

O anúncio do novo prémio foi feito por Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, esta terça-feira, em Bruxelas, durante a apresentação do protótipo do novo carro elétrico Hiriko.
 
No seu discurso, Durão Barroso sublinhou que Diogo Vasconcelos foi “uma das mais brilhantes mentes da sua geração (…), uma pessoa com uma energia e carisma fora do normal que pensava à frente do seu tempo, desenvolvendo e conectando ideias e relacionando-se com pessoas novas”.
 
Diogo Vasconcelos, que morreu de falha cardíaca com 43 anos, fundou em 1992 a UMIC- Agência para a Sociedade do Conhecimento, lançou o programa e-government quando Durão Barroso foi primeiro-ministro e foi mandatário digital da campanha eleitoral de Cavaco Silva nas últimas presidenciais.

Vasconcelos foi ainda distinguido pelo ex-Presidente da República Jorge Sampaio com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique pelo trabalho desenvolvido em prol da Sociedade do Conhecimento e da promoção do empreendedorismo.

Apresentação de novo carro elétrico
 
O anúncio do prémio Diogo Vasconcelos foi feito durante a apresentação do protótipo de Hiriko, o veículo elétrico concebido pelo MIT e desenvolvido no Parque de Inovação Social de Bilbau que teve a colaboração do engenheiro português Armando Gaspar.

O projeto – que contou com o apoio de fundos comunitários – irá contribuir para um “crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, estimulando também a criação de emprego”, disse o presidente da Comissão Europeia.

O Hiriko tem dois lugares, é 100 por cento elétrico, tem tração às quatro rodas e dobra-se para facilitar o estacionamento. As primeiras unidades do veículo elétrico europeu deverão começar a circular no próximo ano.

Na apresentação, Barroso afirmou que este “é um carro elétrico pequeno, dobrável e inteligente, mas é também muito mais do que isso. É a inovação social europeia no seu melhor” e um projeto que Diogo Vasconcelos acarinhava.

Clique AQUI para ler o discurso de Durão Barroso no site da Comissão Europeia (em inglês).

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub