Cultura

UE lança o maior financiamento para a Cultura

NULL
Versão para impressão

O novo programa apresentado pela Comissão Europeia dá pelo nome de “Europa Criativa” e vai apoiar milhares de pessoas que trabalham em cinema, televisão, música, artes do espetáculo, património e outras áreas da cultura, no período de 2014 a 2020.

A Comissão Europeia apresentou a proposta ao Parlamento Europeu em finais de Novembro e prevê disponibilizar 1,8 mil milhões de euros, o que torna este o maior programa de sempre de apoio à cultura dentro do mapa europeu.

Este programa constitui um “impulso extremamente necessário para as indústrias culturais e criativas, que são uma importante fonte de postos de trabalho e de crescimento na Europa”, pode ler-se no comunicado da Comissão Europeia, emitido no final de Novembro.

Prevê-se que no apoio ao cinema e ao setor audiovisual (área abrangida pelo atual Programa MEDIA) o novo programa contribua com mais de 900 milhões de euros. Para outras áreas da cultura o apoio deverá rondar os 500 milhões de euros.

A Comissão propõe também disponibilizar mais de 210 milhões de euros para um novo mecanismo de garantia financeira, que poderá permitir o acesso a empréstimos bancários até ao montante de 1000 milhões de euros.

Os apoios da “Europa Criativa”

Este novo programa vai permitir que 300 mil artistas e profissionais da cultura, assim como o seu trabalho, beneficiem de financiamento para atingir novas audiências fora dos seus países de origem.

Por outro lado, mais de 1000 filmes europeus vão receber apoio na distribuição, o que lhes permitirá a exibição para vários públicos de toda a Europa e do mundo.

Ainda no cinema, está previsto que pelo menos 2500 cinemas europeus venham a beneficiar de apoio financeiro, assegurando que pelo menos 50 por cento dos filmes exibidos são europeus.

Na área da literatura mais de 5500 livros e outras obras literárias vão receber apoio para tradução, permitindo que os leitores tenham acesso às obras na sua língua materna.

A Comissão Europeia prevê que os projectos financiados pelo programa “Europa Criativa” possam chegar a um mínimo de 100 milhões de pessoas.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório