Sociedade

UE: Erasmus poderá chegar a 5 milhões de pessoas

NULL
Versão para impressão

A Comissão Europeia apresentou, esta quarta-feira, a proposta para o novo programa Erasmus, no domínio da educação, da formação, da juventude e do desporto. Prevê-se que 5 milhões de pessoas, número quase duas vezes superior ao que se regista atualmente, poderão estudar ou receber formação no estrangeiro.

A nova bolsa Erasmus para Todos substitui sete programas diferentes, incluindo de voluntariado e estágio, e irá permitir que os estudantes de mestrado e do ensino profissional também beneficiem de um novo mecanismo de garantia de empréstimos criado pelo Grupo do Banco Europeu de Investimento.

O Erasmus para Todos incluirá ainda as iniciativas Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida e Juventude em Acção, ao abrigo das quais, só em Portugal, 23 500 pessoas beneficiaram, em 2010, de bolsas da UE para efeitos de estudo, de formação e de voluntariado.

“Queremos assegurar que um número bastante maior de pessoas venha a beneficiar de apoio da UE para aceder a estas oportunidades. Também temos de investir mais para melhorar a qualidade da educação e da formação a todos os níveis, de modo a podermos competir com os melhores do mundo e a criar mais emprego e maior crescimento”, explica em comunicado de imprensa Androulla Vassiliou, comissária europeia responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude.

“O investimento na educação e na formação é o nosso melhor investimento para o futuro da Europa. Estudar no estrangeiro potencia as competências das pessoas, o seu desenvolvimento pessoal e a sua adaptabilidade, fazendo com que tenham mais possibilidades de emprego”, acrescenta a responsável.

Este novo programa dispõe de um orçamento total de 19 mil milhões de euros e tem início previsto para 2014. Para já a proposta está em discussão no Conselho (27 Estados-Membros) e no Parlamento Europeu, que tomará a decisão final sobre o quadro orçamental para 2014-2020.

Clique AQUI para aceder à proposta na íntegra.

[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório