Inovação e Tecnologia

UE: Compras pela internet estão mais seguras

Comprar produtos electrónicos - como câmaras digitais e leitores de música pessoais - na Internet é agora muito mais seguro. Atualmente 84% dos sítios de venda de produtos eletrónicos cumprem agora a legislação da UE (em comparação com apenas 44% em
Versão para impressão
Comprar produtos electrónicos – como câmaras digitais e leitores de música pessoais – na Internet é agora muito mais seguro. Atualmente 84% dos sítios de venda de produtos eletrónicos cumprem agora a legislação da UE (em comparação com apenas 44% em 2009).

Este aumento de segurança acontece graças às medidas enérgicas adotadas contra os sítios problemáticos que foram alvo de investigações para defesa do consumidor.

A acção de fiscalização foi lançada em Maio de 2009 e executada pelas autoridades nacionais em 26 Estados-Membros, na Noruega e na Islândia.

No total, foram 369 sítios Web fiscalizados, 310 (84%) cumprem agora as regras da UE em matéria de defesa do consumidor, em comparação com apenas 163 (44%) em maio de 2009. As sanções para as infrações confirmadas incluíram multas e o encerramento dos sítios Web.

“Estas ações de fiscalização visam garantir que a legislação da UE que beneficia os consumidores é aplicada com vigor, que a informação sobre os preços é transparente e que toda a informação facultada é verdadeira. Os resultados hoje apresentados revelam que estas ações de fiscalização funcionam”, garantiu o comissário europeu John Dalli citado em comunicado oficial.  

 Os problemas identificados incluíam o fornecimento de informações deturpadas sobre os direitos do consumidor, preços incorretos e a falta de dados de contato do comerciante .

Estes sítios foram agora corrigidos e, nos casos em que tal foi necessário, foram impostas sanções, conforme assegura comunicado oficial da Comissão Europeia. A Comissão revelou igualmente as conclusões preliminares da acção de investigação levada a cabo em 2010 a fim de investigar as vendas de bilhetes em linha para eventos desportivos e culturais.

Saiba mais no site oficial da UE sobre o tema clicando aqui.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório