Desporto

Ucrânia: Futebolista salva vida de adversário em campo

É a grande história deste fim-de-semana no mundo desportivo. Durante um jogo do principal campeonato de futebol da Ucrânia, o futebolista Jaba Kankava, do Dnipro Dnipropetrovsk, salvou a vida de um adversário do Dínamo de Kiev.
Versão para impressão
É a grande história deste fim-de-semana no mundo desportivo. Durante um jogo do principal campeonato de futebol da Ucrânia, o futebolista Jaba Kankava, do Dnipro Dnipropetrovsk, salvou a vida de um adversário do Dínamo de Kiev depois de este ter caído inanimado no relvado após uma colisão com o guarda-redes da equipa oponente.
 
Oleg Gusev, jogador do Dínamo, perdeu a consciência na sequência de uma joelhada na cabeça durante uma defesa feita pelo “guardião” adversário e desmaiou em campo. Devido à violência do impacto, a língua do jogador ficou a obstruir-lhe a passagem do ar, impedindo-o de respirar.
 
Foi graças à ação rápida de um adversário, o médio Kankava, que o pior foi evitado: o futebolista do Dnipro acorreu ao local e, numa intervenção que, segundo os médicos, salvou a vida do colega, ao desbloquear-lhe o acesso à garganta, afastando a língua para repor o funcionamento normal das vias respiratórias.
 
O momento foi registado pelas câmaras de televisão, que mostraram, de seguida, o jogador do Dínamo a recuperar a consciência após o auxílio prestado pelo colega e a ser transportado pelos médicos. 
 
O jogador foi, entretanto, entregue aos cuidados da clínica médica ucraniana Boris. Citado pelo site oficial do Dínamo de Kiev, o presidente da clínica, Boris Radutskyy, afirmou que o estado de Oleg Gusev é “satisfatório”, embora sejam ainda necessários mais alguns exames.
 
“Todos sabemos que o Oleg é uma pessoa forte. Portanto, a reabilitação médica não vai demorar muito tempo. Quanto à recuperação física, dependerá dos médicos do Dínamo, já que não é da nossa jurisdição”, disse o responsável.
 
Radutskyy disse ainda que o futebolista do Dnipro “salvou a vida” de Gusev. “Se [o salvamento] tivesse acontecido mais tarde, não sei quais seriam as consequências. Jaba Kankava fez tudo o que um paramédico muito qualificado teria feito”, concluiu.

Veja abaixo o vídeo do momento do salvamento.

Notícia sugerida por Raquel Baêta e David Ferreira

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub