Ciência

UBI conquista Prémio Inovação em concurso mundial

Uma equipa do Departamento de Engenharia Eletromecânica da Universidade da Beira Interior (UBI) venceu o Prémio Inovação do "World Championship in Spaghetti Bridge Building".
Versão para impressão
Uma equipa do Departamento de Engenharia Eletromecânica da Universidade da Beira Interior (UBI) venceu o Prémio Inovação do “World Championship in Spaghetti Bridge Building”, uma competição destinada a testar o talento dos alunos através da construção de uma ponte de esparguete que suporte o máximo de peso possível.
 
A representação portuguesa na prova esteve a cargo de Pedro Dinis Gaspar, docente, e Marco Canário, aluno da UBI e detentor do record do Concurso Humberto Santos de Pontes de Esparguete, um concurso realizado anualmente naquela universidade no decorrer do qual o jovem conseguiu fazer uma das suas pontes aguentar 108 quilos de peso. 
 
A edição deste ano do campeonato mundial de construção de pontes de esparguete, que decorreu em Budapeste, contou, além de Portugal, com a presença de equipas da Hungria, Roménia, Letónia e Alemanha.

Em prova estiveram pontes que suportaram cargas entre os dois e os 414 quilos, tendo sido este último valor atingido pela ponte desenvolvida pela equipa vencedora, proveniente da Letónia.
 

Apesar da falta de experiência neste concurso e algumas contrariedades com que a equipa teve de debater-se, a ponte desenvolvida pela UBI conseguiu atingir os 78 quilos de resistência.
 
Mesmo não tendo suportado um valor muito elevado de carga, o design inovador e original da estrutura da ponte valeu-lhe o Prémio Inovação, uma das menções especiais entregues pela organização do concurso. 
 
Em comunicado, a Universidade afirmou que “esta consagração coloca a UBI no patamar mundial das instituições de ensino superior que fazem uso deste tipo de concurso para evidenciar as competências ministradas aos alunos em diferentes unidades curriculares”.

[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub