Inovação e Tecnologia

UAveiro desenvolve sistema para monitorizar idosos

Um grupo de investigadores portugueses da Universidade de Aveiro está a desenvolver um sistema de monitorização contínua de idosos e de deteção de quedas.
Versão para impressão
Um grupo de investigadores portugueses do Instituto de Engenharia Eletrónica e Telemática da Universidade de Aveiro (IEETA/UA) está a desenvolver um sistema de monitorização contínua de idosos e de deteção de quedas.
 
O sistema em questão envolve dois pequenos dispositivos embebidos em têxteis sob a forma de peças de vestuário e atinge sensibilidades acima dos 90% para a deteção de postura e 80% para a deteção de quedas.
 
Em declarações à Lusa, Óscar Pereira, que integra a equipa responsável pelo projeto, explicouq ue este ainda está “em fase de desenvolvimento” mas que “o objetivo é que venha a ser produzida uma peça de roupa que integra os módulos para enviar a informação para um computador ou outro dispositivo de um familiar ou instituição”. 
 
De acordo com o investigador, que trabalhou em conjunto com David Ribeiro e Susana Brás sob coordenação de João Paulo Cunha, o sistema é capaz de indicar a postura de cada pessoa e, em caso de quedas, dá o alerta para um destes equipamentos eletrónicos. 
 
A inovação portuguesa distingue-se, além disso, pela sua simplicidade, baixo custo e eficácia, o que já lhe valeu um prémio para a melhor demonstração de “tecnologia vestível” para saúde personalizada no âmbito de uma conferência internacional que decorreu no Porto entre 26 e 28 de Junho.
 
Óscar Pereira adiantou que agora, o que falta é “ver se há investidores interessados na produção e comercialização” do sistema, desenvolvido no âmbito do projeto “Vital Responder”, que surgiu na sequência do “Vital Jacket”, que monitoriza sinais vitais.
 
O projeto é financiado pelo programa Carnegie-Mellon Portugal, tem o IEETA como parceiro líder mas envolve também a Universidade do Porto e a de Carnegie-Mellon, nos EUA, além da empresa Biodevices, spin-off da Universidade de Aveiro.

 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório