Ambiente

U.Minho: Software avalia sustentabilidade elétrica

NULL
Versão para impressão

A Universidade do Minho está a trabalhar num modelo de sustentabilidade elétrica que deverá ser utilizado por empresas de topo de todo o país. Este projeto surge como um novo paradigma de produção sustentável para Portugal e pretende apoiar decisões ambientais, económicas e sociais bem fundamentadas.

“Planeamento Elétrico Sustentável” é o nome do projeto em desenvolvimento pelo Departamento de Produção e Sistemas da Universidade do Minho. Entre aqueles que vão poder beneficiar do modelo estão ministérios, direções gerais, entidades reguladoras e empresas de produção de energia elétrica, informa o comunicado da universidade.

O Objetivo é “facilitar as decisões através dos estudos ambientais e da análise dos custos de cada tipo de produção”, providenciando informação sobre o impacto e aceitação social que eles vão ter.

A trabalhar neste modelo estão, até 2012, profissionais das áreas da engenharia, da economia, da matemática e das ciências sociais. O resultado será um software com um género de fórmula matemática e uma análise social que permitem avaliar a sustentabilidade dos projetos de produção de eletricidade.

“Há trabalhos de grande interesse nacional e com toda a viabilidade financeira que caiem por terra por rejeição das populações afetadas”, explicou Paula Varandas Ferreira, professora da Universidade do Minho.

O modelo está a ser trabalhado para sistemas de produção através de gás, energia térmica, eólica e hídrica, mas no futuro “far-se-á a inclusão de outros sistemas de produção, como a energia fotovoltaica e a biomassa, que têm hoje uma presença baixa no conjunto de produtores nacionais”, disse Paula Ferreira.

O trabalho do “Planeamento Elétrico Sustentável” irá continuar de forma a ser criada uma ferramenta o mais genérica possível, aplicável a modelos provenientes de outros países e regiões.

Para ver um video alusivo ao projeto, clique aqui.

 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório