Inovação e Tecnologia

U. Coimbra cria “iTunes da saúde”

Investigadores do Instituto Pedro Nunes (IPN) e da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveram um canal de informação, interação e venda de serviços e produtos de saúde, que funcionará como um "iTunes da saúde". A ideia é oferecer soluções de baixo cu
Versão para impressão
Investigadores do Instituto Pedro Nunes (IPN) e da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveram um canal de informação, interação e venda de serviços e produtos de saúde, que funcionará como um “iTunes da saúde”. A ideia é oferecer soluções de baixo custo para profissionais e pacientes.

A We.Can é, no fundo, “uma plataforma que vai disponibilizar, de forma centralizada, serviços e produtos de saúde, previamente testados e validados, para pessoas que procuram cuidados informais e serviços”, explica Carlos Cerqueira, investigador do IPN e da UC, citado em comunicado.

Os investigadores desenvolveram ainda o Mind.Care, um Processo Clínico Electrónico (PCE) direcionado para as doenças mentais degenerativas e que permite a identificação dos cuidadores dos pacientes (familiares, amigos, vizinhos, entre outros).

Outro dos destaques é o AskPharma, um sistema para fornecer aos profissionais de saúde toda a informação relevante sobre medicamentos ou princípios activos, pelo uso de um “assistente virtual” e o Be.Aware, um sistema de informação de localização de utentes, profissionais e equipamentos que permite obter em tempo real informação das diversas interações entre farmácias e laboratórios.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub