Cultura

U. Coimbra candidata-se a Património Mundial

A Universidade de Coimbra (UC) entrega esta segunda feira a sua candidatura a Património Mundial da UNESCO, que se estende à Rua da Sofia, na baixa da cidade, considerada com os seus colégios como "o primeiro ou, pelo menos, um dos primeiros campus u
Versão para impressão
A Universidade de Coimbra (UC) entrega esta segunda feira a sua candidatura a Património Mundial da UNESCO, que se estende à Rua da Sofia, na baixa da cidade, considerada com os seus colégios como “o primeiro ou, pelo menos, um dos primeiros campus universitários na Europa e, portanto, no mundo”, segundo o reitor da UC.

A candidatura tem como “mote central” a “associação do passado, do presente e do futuro” da UC e o “prestígio da instituição”, que se mantém na atualidade e faz dela “uma grande universidade europeia no século XXI”, sublinhou Fernando Seabra Santos, em declarações à agência Lusa.

“A consagração internacional da Universidade é uma realidade”, afirma o reitor, considerando que “as pessoas cultas, informadas, em todo o mundo, conhecem ou já ouviram falar da UC”.

Além da Alta universitária e da Rua da Sofia, a proposta de classificação da UC como Património Mundial, também contempla uma “zona tampão”, que acaba por corresponder a praticamente toda a Alta e toda a Baixa da cidade.

O dossier que será entregue à Comissão Nacional da UNESCO, com “cerca de duas mil páginas, organizado em sete volumes”, constituirá, simultaneamente, “o documento que o Governo português apresentará à UNESCO, em Paris, provavelmente durante o mês de janeiro”, acrescentou Seabra Santos.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório