Sociedade

U. Coimbra: Alunos ajudam colegas estrangeiros

O Programa Buddy, lançado apenas no ano passado, visa ajudar os alunos estrangeiros recém chegados à Universidade de Coimbra, que são acolhidos à chegada por um colega português, para os orientar dentro do campus e na propria cidade. O grau de satisf
Versão para impressão
O Programa Buddy, lançado apenas no ano passado, visa ajudar os alunos estrangeiros recém chegados à Universidade de Coimbra (UC), que são acolhidos à chegada por um colega português, para os orientar dentro do campus e na própria cidade. O grau de satisfação dos estudantes envolvidos nesta iniciativa é superior a 90 por cento.

No ano passado, 202 alunos portugueses e estrangeiros participaram no programa dinamizado pelo Gabinete de Relações Internacionais da UC. Atualmente, já são mais de meio milhar os jovens estrangeiros que são auxiliados por colegas portugueses, provando o sucesso que a iniciativa está a ter entre a comunidade escolar.

Em declarações à agência Lusa, Teresa Silva, uma das responsáveis pelo Programa Buddy, explica que o primeiro passo é escolher estudantes das mesmas faculdades e em função das suas competências linguísticas. O contacto é estabelecido entre si antes da chegada a Coimbra, onde o estudante português orienta o colega estrangeiro dentro da faculdade e na cidade, apresenta-lhe amigos e ajuda-o a encontrar quarto.

Ruben Ribeiro esteve na Polónia, ao abrigo de um Programa Erasmus, e lá teve a ajuda de uma “buddy”. Por isso, já em Coimbra, fez o mesmo por duas colegas da Faculdade de Economia, uma polaca e uma turca.

“Agora sinto-me como em casa. Está fixe, mas no início foi muito difícil”, recorda a polaca Gosia Mozer, que chegou apenas há um mês a Coimbra e recorre à língua inglesa e à expressão gestual para comunicar, enquanto as aulas de português não começam.

A UC espera receber, este ano, cerca de 1300 estudantes em programas de mobilidade. Ainda não há “buddies” portugueses suficientes para acolher cada um, mas os responsáveis pelo programa acreditam que brevemente isso será uma realidade.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório