Cultura

Turntablism: DJs portugueses campeões do mundo

NULL
Versão para impressão
Dois DJ portugueses consagraram-se campeões do mundo de “Scratch/Turntablism” na categoria de “Show” durante o Campeonato Mundial de DJs realizado na Polónia, este sábado. O DJ Ride e Stereossauro conhecidos por Beatbombers conquistaram o primeiro lugar, depois de dois anos a ficarem a escassos pontos do pódio.

“É um sonho antigo tornado realidade. Virámos uma página no turntablism nacional e escrevemos os nossos nomes e o de Portugal no scratch internacional. Queremos continuar a competir como equipa e subir a fasquia, até porque este é apenas o terceiro campeonato em que participámos”, revelaram os portugueses em comunicado oficial.

O “Turntablism” é uma das bases do hip-hop, e caracteriza-se pelo ato de manipular sons e criar músicas usando pratos de gira-discos e uma mesa de mistura.

Os Beatbombers venceram o campeonato que se realizou em Cracóvia, na Polónia, sagrando-se assim campeões do mundo. O anúncio foi feito pela promotora da dupla, cita a Lusa. O campeonato foi promovido pela IDA (Associação Internacional de Disc-Jockeys) e contava com a participação dos portugueses há vários anos.

Em 2007 o DJ conseguiu conquistar a terceira posição, ao lado de DJ Kwan, dos Mundo Complexo. Na altura a dupla tinha o nome de The Fader Conspiracy. No ano passado, DJ Ride voltou a mostrar a sua arte, apresentando-se já com a formação atual, mas o pódio voltou a escapar por entre os dedos aos portugueses que ficaram com o segundo lugar.

2011 foi, por isso, o ano da consagração do trabalho da dupla. Este ano, os Beatbombers lançaram o vinil “Tuga Breaks”, pela Rockit, e DJ Ride prepara-se para lançar um novo álbum em 2012, intitulado “Life in Loops”, adianta a Lusa, citando a revista Parq. O DJ e produtor português editou ainda o EP “Beat Journeys”, pela Optimus Discos.

[Notícia sugerida por Vitor Fernandes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório