Ciência

Tumba milenar descoberta no Peru

Os restos mortais de vários membros de uma civilização que terá dominado a costa peruana há 1,6 mil anos foram encontrados numa tumba, na região de Sipan. Os arqueólogos estão neste momento a estudar o cadáver do adolescente que lá jazia, sendo que f
Versão para impressão
Os restos mortais de vários membros de uma civilização que terá dominado a costa peruana há 1,6 mil anos foram encontrados numa tumba, na região de Sipán. Os arqueólogos estão neste momento a estudar o cadáver do adolescente que lá jazia, sendo que foram também encontrados os restos mortais de uma mulher e de um homem.

Esta é uma descoberta de grande relevância histórica, já que vai favorecer uma reconstituição mais precisa do povo Mochica (ou Moche), que viveu entre a época do nascimento de Cristo e o século VIII d.C.

Os arqueólogos acreditam que os restos mortais encontrados na milenar tumba correspondem a membros da elite Mochica; o adolescente foi encontrado num caixão cercado por urnas e oferendas, entre elas reproduções de amendoins – símbolo da vida depois da morte – e objetos de cobre, avança a BBC.

Resta ainda examinar os restos da mulher e do homem encontrados no mesmo local.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório