Saúde

Tuberculose: OMS aprova teste inovador

A Organização Mundial de Saúde lançou esta quarta-feira um novo teste simples e rápido de diagnóstico da tuberculose, doença contagiosa que afeta um terço da população mundial. O teste fornece um resultado preciso em menos de duas horas e espera-se q
Versão para impressão
A Organização Mundial de Saúde lançou esta quarta-feira um novo teste simples e rápido de diagnóstico da tuberculose, doença contagiosa que afeta um terço da população mundial. O teste fornece um resultado preciso em menos de duas horas e espera-se que tenha particular impacto nos países mais afectados pela doença.

“Este novo teste constitui um marco importante para o diagnóstico e tratamento da tuberculose. Além disso, representa uma nova esperança para os milhões de pessoas que estão em maior risco de tuberculose e de desenvolver doença multi-resistente”, disse o diretor do departamento Stop TB, da OMS, Mário Raviglione.

Atualmente um teste pode levar até três meses para ter resultados, pelo que este novo procedimento poderá revolucionar o tratamento e controlo da tuberculose ao conseguir detetar o bacilo responsável pela doença em 100 minutos, cerca de 1h40m.

Outra das vantagens deste teste é não ter de recorrer aos microscópios nos laboratórios já que o método recai num novo tipo de tecnologia baseada no ADN apelidada como NAAT (nucleic acid amplification test) e necessita apenas de energia eléctrica. A eficácia deste método foi testada durante 18 meses, conforme anuncia a OMS em comunicado.  

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub