Ambiente

Tubarões na costa algarvia são “bom sinal”

NULL
Versão para impressão

Dois tubarões foram avistados, esta sexta-feira, no Algarve, ao largo da praia do Zavial, em Vila do Bispo, e a sul da ilha da Fuseta, em Olhão. A visita dos dois animais deve-se à subida da temperatura da água do mar e os especialistas indicam que esta visita é um sinal positivo de que as águas algarvias são saúdaveis e bem recheadas de peixe.

Com a temperatura da água a rondar os 23 graus no Sotavento (Leste algarvio) e os 18 graus no Barlavento, é “normal” que se avistem tubarões, disse à Lusa Marques Ferreira, comandante da Zona Marítima do Sul.
.
Já o biólogo Élio Vicente, do Zoomarine do Algarve, disse ao jornal Público que o avistamento de dois tubarões no Algarve é positivo porque significa que a costa portuguesa é rica em peixe.

Élio Vicente acrescentou ainda que “estes animais sempre estiveram nas nossas águas”. “Normalmente as pessoas não vêem, mas eles estão lá”, explicou. Segundo o biólogo, “dizer que há tubarões nas nossas águas é como dizer que há gaivotas na costa.”

O biólogo esclarece ainda “que há entre 400 e 500 espécies de tubarões no mundo e só sete é que estão associadas a acidentes com humanos”. “Na costa portuguesa existem algumas dezenas de espécies, a maior parte vive em profundidade e os indivíduos que se movimentam mais à superfície (…)estão a caçar peixes ou estão à procura de parceiro sexual”, concluiu.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório