Sociedade

Três mil pessoas na festa da Comunidade Vida e Paz

NULL
Versão para impressão
Comida, roupa, dança, serviço de cabeleireiro e consultas de saúde. A festa de Natal da Comunidade Vida e Paz (CVP) prolongou-se, como é hábito, por três dias oferecendo conforto e momentos de alegria a mais de três mil pessoas carenciadas. A 23ª Festa de Natal com as Pessoas Sem-abrigo terminou domingo, na Cantina da Cidade Universitária de Lisboa, com a tradicional ceia de Natal.
 
Segundo a CVP houve um aumento da procura de cerca de 20% relativamente ao ano passado, pelo que foram distribuídas, nestes três dias, cerca de 8.000 peças de roupa a 3.135 convidados, realizados 218 rastreios dentários, 231 consultas médicas e rastreios de tensão arterial e de diabetes,158 banhos quentes, 215 atendimentos na Loja do Cidadão e 216 cortes de cabelo.
 
O culminar da festa foi materializado pela tradicional ceia de Natal. Milhares de refeições confecionadas durante os três dias da festa resultaram do apoio direto do Exército Português numa “mega operação” onde os ingredientes se situaram numa escala proporcional: 1800 postas de bacalhau, 500 kg de carne, uma tonelada de batata, 80 kg de arroz, 100 kg de massa, 250 litros de azeite e mais de uma tonelada e meia de vegetais.
 
Para Célia Sirgado, coordenadora dos voluntários da Comunidade Vida e Paz, este foi um esforço que uma vez mais valeu a pena: “O balanço da festa é naturalmente muito positivo, destacando-se numa primeira análise o grande aumento daqueles que nos procuraram nestes dias – o que implicou da parte de todos os voluntários um esforço suplementar. Paralelamente também sentimos uma resposta à altura da parte da sociedade, com um reforço do apoio individual e coletivo vindo dos mais diversos quadrantes”.
 
A Cantina da Cidade Universitária, em Lisboa, voltou a ser a casa deste grande evento. Luís Fernandes, responsável dos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa, destacou este ano “o reforço da ligação às associações de estudantes, um caminho que deverá ser seguido com ainda mais vigor no futuro”. 

Quem quiser contribuir para as ações da CVP – que se prolongam ao longo de todo o ano com apoio a milhares de famílias carenciadas e pessoas sem abrigo – pode dar o seu contributo na campanha de recolha de alimentos, produtos de higiene pessoal e cobertores que está a decorrer até ao fim do mês no Dolce Vita Tejo junto ao hipermercado. A campanha também decorre no Dolce Vita Porto onde reverte a favor da Legião da Boa Vontade.

Toda a informação sobre esta ação está disponível no portal www.boasaccoes.com que foi criado especialmente para a iniciativa.

 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório