Ciência

Tremoço é fungicida amigo do ambiente

Cientistas portugueses descobriram as propriedades fungicidas de uma proteina - designada "blad" - presente no tremoço e que poderá ser a solução para garantir a saúde da agricultura biológica dos campos de golfe ou ainda das culturas de estufa, sem
Versão para impressão
Cientistas portugueses descobriram as propriedades fungicidas de uma proteina – designada “blad” – presente no tremoço e que poderá ser a solução para garantir a saúde da agricultura biológica dos campos de golfe ou ainda das culturas de estufa, sem causar danos no ambiente.

A proteína blad, de onde é extraído o novo fungicida, foi descoberta em 1991 pelos cientistas Ricardo Ferreira, do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITBQ), e Virgílio Loureiro, do Instituto Superior de Agronomia (ITBQ).

“Estamos a falar de um fungicida de última geração, portanto, um fungicida orgânico, não tóxico para o ambiente e é tão eficaz ou melhor que os fungicidas químicos”, refere Sara Monteiro, engenheira agroindustrial, em entrevista ao semanário Expresso.

Neste momento estão a ser produzidas, em fase piloto, as quantidades necessárias do tremoço fungicida para demonstrar a sua toxicidade zero para os humanos e eficácia – sendo um fitofarmacêutico necessita de certificação na Europa e EUA – e, também, para testes em clientes-piloto, avança o Expresso.

O fungicida, que possui ainda grande capacidade de resistência ao calor e aos raios ultra violeta, foi apresentado no 28º Congresso Mundial de Horticultura, que decorreu esta semana em Lisboa com a participação de 110 países.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório