Ambiente

Transporte sustentável luso premiado em Londres

O Passing Cloud, uma espécie de zepelim sustentável de autoria portuguesa que flutua sobre as nuvens ao sabor do vento, conquistou o primeiro lugar nos Condé Nast Traveller Innovation & Design Awards 2012, em Londres.
Versão para impressão
O Passing Cloud, uma espécie de zepelim sustentável de autoria portuguesa que flutua sobre as nuvens ao sabor do vento, conquistou o primeiro lugar na categoria de Aviação nos Condé Nast Traveller Innovation & Design Awards 2012 (I&DA) durante uma cerimónia realizada em Londres, Reino Unido.
 
O projeto, desenvolvido pelo arquiteto luso Tiago Barros, seduziu o júri do prestigiado concurso que celebra “o pensamento inovador e a excelência no design em todos os aspetos relacionados com viagens, desde os transportes à cultura” e que já vai na sexta edição.
 
Em entrevista ao Boas Notícias em Novembro passado, o criador revelou os pormenores sobre o transporte premiado. “É um objeto em forma de nuvem que tem a capacidade de subir à altura desejada através da injeção de ar quente e descer à terra através da injeção de ar frio”, contou.
 
Embora o projeto ainda esteja no papel, Tiago Barros está aberto a propostas e estima que, pelos desenhos desenvolvidos até ao momento, o zepelim, constituído por um conjunto de vários balões e uma estrutura de aço inoxidável coberta com tecido de nyol bastante pesado, vá ter “dimensões semelhantes às de um estádio de futebol”. 
 
Ao Boas Notícias, Tiago adiantou ainda que este meio de transporte inovador foi “desenvolvido para um concurso internacional de ideias para sugerir propostas alternativas para a construção do TGV nos EUA”. O TGV que, segundo o arquiteto, é a antítese do Passing Cloud já que embarcar neste último será como “sair de casa à aventura, sem saber para onde ou quanto tempo se demora”.
 
Tiago Barros tirou o bacharelato em Arquitetura na Universidade Lusíada, em Lisboa e continuou a sua formação no estrangeiro. O português trabalhou também em Londres no Research and Development – Advanced Modeling da Aedas Architects. Participou ainda no investimento Abu Dhabi Investment Council Headquarters e fez parte da equipa do World Trade Center Memorial Museum.

Clique AQUI para ler, na íntegra, o artigo publicado pelo Boas Notícias sobre o Passing Cloud.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório