Saúde

Transplantes: Hospital Santo António é pioneiro

O Hospital Santo António (HSA), no Porto, assinala hoje dez anos de transplante pancreático em Portugal com a inauguração de uma nova Unidade de Transplantação Hepática e Pancreática, a Unidade Intermédia Médica e ainda um novo equipamento de ressonâ
Versão para impressão
O Hospital Santo António (HSA), no Porto, assinala hoje dez anos de transplante pancreático em Portugal com a inauguração de uma nova Unidade de Transplantação Hepática e Pancreática, a Unidade Intermédia Médica e ainda um novo equipamento de ressonância magnética que irá aumentar a capacidade de diagnóstico e operacional desta unidade hospitalar.

O Hospital vai ainda ser o primeiro em Portugal a receber hoje o Certificado de Qualidade ao Programa de Transplantação da Córnea. Neste campo em 52 anos foram realizados mais de 3 mil transplantes de córnea.

Na sessão comemorativa estarão presentes o secretário de Estado Adjunto e da Saúde Manuel Pizarro e o primeiro transplantado de pâncreas em Portugal, o paciente António Ferreira.

Em todo o país apenas o HSA está capacitado para realizar transplantes pancreáticos. Desde 2000 foram realizados 116 transplantes, dos quais 111 de rim e pâncreas e cinco de pâncreas isolado, conforme noticia a edição de hoje do jornal Destak.

A taxa de sucesso no transplante situa-se nos 81% até aos 9 anos. A taxa de sobrevivência dos pacientes é de 98% ao fim de 9 anos.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório