Gastronomia

Torres Vedras organiza Festival do Pastel de Feijão

NULL
Versão para impressão
A Câmara Municipal de Torres Vedras vai organizar pela primeira vez o Festival do Pastel de Feijão. O evento vai decorrer entre 27 de outubro e 12 de novembro e insere-se nas Festas da Cidade, sendo um meio de promover o doce regional.

O presidente da câmara, Carlos Miguel, explicou em conferência de imprensa que o festival tem como objetivo “dar uma maior divulgação e concluir o trabalho de certificação do pastel de feijão”.

A história destes pastéis remonta aos finais do século XIX, quando uma habitante da antiga Vila de Torres Vedras começou a confecionar a receita para oferecer a familiares e amigos. A primeira fábrica surgiu em 1940 e em meados do século o pastel de feijão já se tinha tornado um símbolo da terra.

É precisamente esse símbolo que a cidade quer agora promover. Para o fazer, o festival vai contar com uma área de exposição dos 31 fabricantes existentes no concelho de Torres Vedras. Aí, os visitantes poderão provar o pastel de feijão e participar em ações de formação para aprender a confecioná-lo.

No evento vão marcar presença alunos de pastelaria e cozinha, que irão explorar as potencialidades do pastel de feijão criando sobremesas inovadoras. Vai ser ainda levado a cabo um concurso para apurar a melhor marca de pastéis. A decisão estará nas mãos de pasteleiros de renome e do próprio público do festival.

As Festas da Cidade integram também outras atrações, como o Festival Internacional Acordeões do Mundo e as várias tasquinhas com animação diária no pavilhão da Expotorres.

Clique AQUI para conhecer a história dos pastéis de feijão e os ingredientes necessários para os confecionar.

[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório