Ciência

Todos podem ajudar a fazer o maior mapa do mundo

Qualquer pessoa pode agora contribuir para o mais completo mapa do mundo, bastando para isso ter acesso a um telemóvel com GPS e um computador com internet. O projeto Open Street Map arrancou em 2004 e em Portugal já conta com mais de 200 colaborador
Versão para impressão
Qualquer pessoa pode agora contribuir para o mais completo mapa do mundo, bastando para isso ter acesso a um telemóvel com GPS e um computador com internet. O projeto Open Street Map (OSM) arrancou em 2004 e em Portugal já conta com mais de 200 colaboradores.

Esta iniciativa, que neste momento envolve mais de 500 mil voluntários em todo mundo, pretende criar uma mapa de grande qualidade pedindo a colaboração dos habitantes de determinado local, distinguindo-se dos outros projetos semelhantes (como o Google Maps) por permitir que qualquer pessoa atualize os dados no mapa.

Em Portugal, o projeto que divulga o OSM tem o nome de Vamos Mapear Portugal. Espaços como lojas, restaurantes, bancos, locais de estacionamento, edifícios públicos e até o número da porta dos edíficios são alguns dos dados que já constam do mapa.

Em declarações à Lusa, o coordenador projeto em Portugal, Jorge Gustavo Rocha, salienta que esta tecnologia poderá ser muito útil para as autarquias funcionando como divulgação do município e cita o exemplo da cidade de Águeda, município que foi “um dos primeiros a perceber a mais-valia”.

Para além de ser um modo de mapear o município de forma mais detalhe por pessoas que conhecem os locais, com este projeto as autarquias podem poupar dinheiro, pois deixa de ser necessário comprar a cartografia atualizada, de dois em dois anos, às empresas que produzem os mapas.

Outra funcionalidade deste mapa, que já está disponível na Holanda, é a possibilidade de calcular o tempo de deslocação entre a casa do utilizador e o ponto para onde se vai deslocar. Ao acionar esta opção o mapa indica o caminho que se deve efetuar, os transportes à disposição, os custos e até a pegada ecológica desse trajeto.

Clique AQUI para aceder ao site do Open Street Maps e AQUI para aceder à página no facebook do Vamos Mapear Portugal.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub