Mundo

Titanic: 200 mil documentos contam a história online

Mais de 200 mil documentos relacionados com a história do Titanic foram recentemente publicados online por ocasião do 100º aniversário do naufrágio do navio.
Versão para impressão
Mais de 200 mil documentos relacionados com a história do Titanic foram recentemente publicados online por ocasião do 100º aniversário do naufrágio do navio que se assinala no próximo dia 15 de Abril. Até ao final de Maio, o acesso à totalidade dos documentos será gratuito para todos os interessados.
 
O arquivo foi construído pelo portal britânico Ancestry, que reúne milhões de dados sobre genealogia e história familiar desde censos a registos militares. 
 
Miriam Silverman, gestora de conteúdos do site, explicou à AP que “ao longo dos anos, muitas famílias ouviram rumores que indicavam que teriam tido um antepassado a bordo do Titanic ou até perdido as evidências que o provavam”.
 
Portanto, de acordo com Silverman, os responsáveis do portal estão muito satisfeitos por poderem “dar acesso a estes documentos tão valiosos de forma gratuita, permitindo a milhares de pessoas desvendar a história da viagem trágica dos seus antepassados”.
 
Os documentos agora disponíveis na Internet fornecem informações sobre os  sobreviventes e as cerca de 1.500 pessoas que morreram na sequência do naufrágio, incluindo vários testamentos, centenas de inquéritos policiais e resultados de investigações  acerca dos desaparecidos.
 
Entre os testamentos estão o do capitão do Titanic, Edward J. Smith, e também os dos bem-sucedidos empresários norte-americanos Benjamin Guggenheim e John Jacob Astor, três homens que perderam a vida naquela noite. 
 
Além disso, o arquivo conta também com a lista oficial de passageiros mostrando os nomes, idades e profissões de todos aqueles que embarcaram na única viagem do Titanic. Em complemento, os documentos detalham ainda vários factos sobre a tripulação, que contava com mais de 900 pessoas.

Transatlântico Balmoral faz viagem de homenagem
 

Os cem anos do naufrágio do Titanic estão a conduzir a diversos tipos de iniciativas. Um dos exemplos mais significativos é a viagem do transatlântico Balmoral, que irá ligar Southampton, em Inglaterra, a Nova Iorque, numa homenagem ao percurso que o Titanic deveria ter cumprido.
 
O cruzeiro partiu ontem para as águas do Oceano Atlântico, levando a bordo descendentes das vítimas da tragédia que, desta forma, pretendem relembrar aqueles que faleceram na sequência da colisão entre o lendário Titanic e um icebergue.
 
Esta viagem de homenagem que vai reproduzir muitos detalhes do luxuoso navio, desde a música à ementa, contará com duas cerimónia de homenagem, uma à hora do embate e outra à hora a que o navio afundou. 

Clique AQUI para aceder à coleção do portal Ancestry sobre o Titanic.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório