Ambiente

Tigre macho cuida das suas crias após a morte da mãe

NULL
Versão para impressão
No Parque Nacional de Ranthambore, no norte da Índia, um tigre macho está a cuidar das suas duas crias, após estas terem perdido a mãe em fevereiro. Este comportamento contraria a reação destes felinos que, na ausência da mãe, têm o hábito de atacar as crias.

Esta segunda-feira, as duas crias foram avistadas alimentando-se de uma presa na companhia do pai, o tigre T25, afirmou o diretor do parque, Rajesh Gupta, em declarações à BBC Brasil.

“Eles têm um aspeto saudável. O tigre macho partilhou a presa com as duas crias, em vez de ficar com o alimento todo para si”, acrescentou Gupta. As duas crias – de apenas oito meses – têm sido vigiadas pelos funcionários do parque, uma vez que são ainda muito novas para caçar.

Os especialistas em vida selvagem dizem que este tipo de comportamento entre o macho e os filhotes é raro. Por norma, os machos desta espécie deixam a responsabilidade das crias para a mãe, e na ausência desta, os bebés são muitas vezes são vistos como alimento pelo tigre dominante.

“Normalmente a fêmeas mantém as crias debaixo de olho, enquanto o pai é um visitante”, disse à BBC o chefe da guarda-florestal do Rajastão, U.M. Sahai. O parque de Ranthambore, é a mais conhecida reserva natural da Índia, tendo cerca de 40 tigres, incluindo umas dezenas de crias.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório