Cultura Em Destaque

“Thursday Night” no Festival de Sundance

O filme português “Thursday Night”, de Gonçalo Almeida, está selecionado para a competição de curtas-metragens do Festival de Sundance, o maior festival de cinema independente norte-americano e um dos mais prestigiados do mundo.
Versão para impressão
por redação

Inspirada no álbum “Thursday Afternoon” (1985), de Brian Eno, a curta-metragem é um thriller fantástico protagonizado por duas cadelas: a dócil Bimbo que uma noite recebe a visita da misteriosa Dakota para lhe entregar uma mensagem.

«“Thursday Night” foi uma experiência importante para mim, na medida em que estava completamente fora da minha zona de conforto. Já tinha filmado com miúdos, armas, baratas, com tudo e mais alguma coisa, mas nunca tinha filmado com cães», explica Gonçalo Almeida. «Tem sido o filme mais visto que fiz até hoje e poder mostrá-lo num festival como o de Sundance tem uma importância extrema para mim», acrescenta o realizador.

Estreado em julho deste ano no 25º Curtas Vila do Conde, “Thursday Night” tem marcado presença em vários festivais de cinema no estrangeiro e em Portugal. O filme venceu o prémio de Melhor Curta-Metragem Portuguesa na última edição do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa e o prémio de Melhor Realizador na secção Horror Shorts do Fantastic Fest, Austin, Texas.

Gonçalo Almeida nasceu em 1986 em Santiago do Cacém. Estudou Design Gráfico e realizou alguns trabalhos como freelancer antes de se mudar para Inglaterra onde estudou Cinema na prestigiada London Film School. Desde então, dedica-se à realização de curtas-metragens e videoclipes em Portugal e no Reino Unido. Neste momento, encontra-se em pós-produção da sua primeira longa-metragem “Faz-me Companhia”.

O Festival de Cinema de Sundance decorre entre os dias 18 e 28 de janeiro de 2018 em Park City, no Utah.

O filme “Thursday Night”, distribuído pela Agência da Curta Metragem, vai ser exibido, durante o mês de dezembro, em várias localidades portuguesas no âmbito do ciclo de cinema internacional O Dia Mais Curto.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub