Negócios e Empreendorismo

The Guardian: Lisboa “a grande cidade das compras”

NULL
Versão para impressão
Em termos de compras, Lisboa pode ser tão encantadora como Nova Iorque, Londres ou até mesmo Paris. Quem o diz é a jornalista Audrey Gillian, do jornal britânico The Guardian que publicou, no final de Novembro, um extenso artigo sobre as surpreendentes lojas da capital portuguesa.

Depois do The New York Times ter publicado, há algumas semanas, um artigo elogioso sobre a cidade do Porto, foi a vez do The Guardian elogiar uma cidade portuguesa. Para isso, Audrey Gillian, a jornalista do jornal britânico, passou alguns dias na capital à descoberta das lojas mais carismáticas da cidade.

“Ao perguntar quais são as melhores cidades do mundo para fazer compras, poucos são aqueles que sugerem Lisboa. Londres, Nova Iorque, Paris, sim. Até Marrocos. Mas Lisboa?”, escreve Gillian na introdução da reportagem.
 
Apesar de um pouco céptica, a jornalista aceitou o desafio e percorreu as mais carismáticas ruas lisboetas. Deslumbrada com as fachadas estilo rococó e com o clima ameno, Audrey Gillian não tem dúvidas quando afirma que “Lisboa é um dos melhores sítios que alguma vez descobri”.
 
O destaque vai sobretudo para os artigos tradicionais que se encontram ao virar de cada esquina da baixa lisboeta. Dos sabonetes da Claus Porto, às latas de sardinha da Conserveira de Lisboa, passando pelas luvas de couro feitas à mão da Luvaria Ulisses e com paragem obrigatória na Confeitaria Nacional para um tradicional pastel de nata, Gillian não teve mãos a medir para tanto “encanto e tradição”.
 
Não menos fascinante foi a famosa loja da jornalista Catarina Portas, A Vida Portuguesa, com as suas paredes cobertas de sabonetes e tantos outros artigos de higiene, embalados em caixas estilo retro. Nem mesmo a Perfumaria Alceste, a Retrosaria Bijou e as tradicionais lojas de café Casa Pereira e A Carioca passaram despercebidos à jornalista.
 
Antes de voltar ao aeroporto, Gillian não conseguiu resistir a um reforço de pastéis de nata e queijadas de Sintra, levando-os todos bem acondicionados na nova marmita. Depois de regressar a Londres, a jornalista teve oportunidade de saborear estas delícias, acompanhadas de um copo de Planalto e de um brinde a Lisboa, “a grande cidade das compras”.

Clique AQUI para ler o artigo original.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub