Sociedade

Testes de paternidade disponíveis nas farmácias

O primeiro teste de paternidade anónimo, feito sem a mediação de profissionais de saúde já pode ser encontrado em venda livre nas farmácias portuguesas, conforme anuncia a empresa UNODNA.
Versão para impressão
[Imagem:UNODNA]

O primeiro teste de paternidade anónimo, feito sem a mediação de
profissionais de saúde já pode ser encontrado em venda livre nas
farmácias portuguesas, conforme anuncia a empresa UNODNA.

Com o kit agora disponibilizado pela empresa UNODNA à venda nas farmácias pode recolher o material biológico em casa, sem ter de se dirigir a laboratórios públicos ou privados ou aos Institutos de Medicina Legal responsáveis pelo reconhecimento judicial de paternidade. 

Com o custo de 250 euros inclui dois kits para a recolha de amostras de saliva na boca que dêem ser depois colocadas em cartões especiais e enviadas via correio num envelope pré-pago já incluído para os laboratórios onde a UNODNA manda fazer a comparação de perfis de ADN.

Os resultados são depois comunicados através de um software específico que os utilizadores instalam no computador pessoal.

“É exatamente tão rigoroso como outro teste qualquer. Nos laboratórios com quem temos protocolos comparamos os dois perfis genéticos enviados e depois comunicamos às pessoas o valor que indica a probabilidade de paternidade”, afirma ao jornal PÚBLICO Mário Mendes, responsável pela empresa UNODNA.

Contudo, como todo o processo ocorre sob anonimato, não tem validade legal. A empresa garante ainda que o sistema não dá lugar a erros já que todo o processo segue com códigos numéricos únicos não dando lugar a possíveis trocas de amostras.

A possibilidade de serem feitos testes de paternidade sem consentimento dos envolvidos levanta algumas questões éticas. O presidente da Sociedade Portuguesa de Genética Humana, alerta para as “consequências graves” que estes processos podem desencadear.

Mário Mendes lembra que o objetivo deste produto “não é criar inquietações ou dúvidas, mas sossegá-las”.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório