Saúde

Teste diagnostica meningite numa hora

Um novo teste criado por investigadores da Universidade de Queens, em Belfast, Irlanda, é capaz de diagnosticar, em apenas uma hora, se o paciente sofre ou não de meningite. Os resultados dos exames feitos convencionalmente apenas são revelados entre
Versão para impressão
[Foto: © Science Photo Library]

Um novo teste criado por investigadores da Universidade de Queens, em Belfast, Irlanda, é capaz de diagnosticar, em apenas uma hora, se o paciente sofre ou não de meningite. Os resultados dos exames feitos convencionalmente apenas são revelados entre as 24 e as 48 horas seguintes.

Semelhante a uma impressora doméstica, o aparelho que faz o teste é portátil e acelera o resultado do exame. Neste momento está em fase de testes nas urgências do Royal Victoria Hospital for Sick Children de Belfast, para que a avaliação dos seus resultados seja feita com todo o rigor possível.

“Não existe nenhum outro exame que possa confirmar o diagnóstico em tão pouco tempo. Os exames atuais são caros e demorados”, salienta Mike Shields, coordenador da investigação, em declarações à BBC.

Este tipo de diagnóstico rápido é vital para o tratamento de crianças pequenas com meningite meningocócica – o grupo mais vulnerável à doença abrange crianças menores de 5 anos – e septicemia, já que o seu estado se deteriora em muito pouco tempo.

A meningite meningocócica pode causar a morte de uma criança numa questão de horas, se não for tratada, e também pode deixar sequelas como surdez e lesões cerebrais.

A meningite é a inflamação da meninge, a membrana que protege o cérebro e a espinal medula, e pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos. A sua forma mais perigosa é a bacteriana, da qual a meningocócica faz parte.

“Os primeiros sintomas das infecções meningocócicas são os mesmos de uma virose, dificultando o diagnóstico nos estágios iniciais”, alerta Mike Shields. O contágio é possível através do contacto próximo com as secreções respiratórias do paciente.

O aparelho criado pelos investigadores examina uma amostra da saliva ou de sangue do paciente para avaliar se ele tem a doença.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório