Saúde

Teste à urina poderá detetar cancro da próstata

NULL
Versão para impressão
Um novo exame de urina que deteta o risco de cancro da próstata e que pode servir de indicador sobre a necessidade de fazer ou não uma biopsia foi desenvolvido por um grupo de cientistas da Universidade de Michigan, EUA.

O estudo publicado na revista Science Translational Medicine, revela que este teste pode ajudar os homens com uma presença elevada de PSA (um antigénio específico da próstata) no sangue a decidir se é possível atrasar ou evitar a biópsia, um exame que pode trazer riscos para o paciente.

Através desta análise consegue-se detetar uma anomalia genética presente em 50% dos casos de cancro da próstata, quando se fundem os genes TMPRSS2 e ERG. Uma vez que esta fusão só aparece em metade dos casos, os investigadores optaram por incluir na prova outro marcador tumoral, o PCA3. A nova combinação fornece mais dados para a deteção do cancro da próstata que a de cada um dos marcadores individuais.

Para realizar este estudo, cientistas analisaram amostras de urina de 1.312 homens em três centros médicos académicos e em sete hospitais. Os pacientes foram depois divididos em três grupos, de acordo com o risco baixo, médio ou alto de sofrer de cancro. Finalmente, os resultados do exame de urina foram comparados com os das biópsias de cada paciente.

As biópsias revelaram a presença de cancro em 21% dos casos que a prova tinha determinado como de baixo risco; em 43% dos de médio risco e em 69% dos do grupo de alto risco. Além disso, apenas 7% dos homens do grupo de baixo risco foram diagnosticados com tumor agressivo, enquanto nos de alto risco a percentagem foi de 40%.

Segundo Arul Chinnaiyan, um dos responsáveis pelo estudo, “há muitos mais homens com uma elevada presença de PSA no sangue do que os que realmente sofrem de cancro da próstata, o que pode ser difícil de determinar sem uma biopsia”.

Os investigadores esperam que este exame de urina anteceda a biopsia e ajude a decidir sobre a necessidade de a fazer.

De acordo com os dados da American Cancer Society 217.730 pessoas receberão um diagnóstico de cancro de próstata este ano nos Estados Unidos, enquanto que 32.050 morrerão vítimas da doença.

Leia AQUI o resumo do estudo

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório