Ciência

Tese portuguesa faz capa de revista internacional

A tese de dissertação de uma investigadora portuguesa acaba de ser distinguida como tema de capa da publicação espanhola "Revista de Acústica".
Versão para impressão
A tese de dissertação de uma investigadora portuguesa acaba de ser distinguida como tema de capa da publicação espanhola “Revista de Acústica”. O trabalho, agora destacado, de Joana de Sousa, ex-estudante da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), passou pela caraterização acústica das grutas da Serra de Aires e Candeeiros.
 
Com o objetivo de explorar o seu potencial, a investigadora, que concluiu, recentemente, o Mestrado Integrado em Engenharia Civil, dedicou-se ao estudo da acústica das grutas destas serras portuguesas, atualmente utilizadas para fins turísticos e eventos musicais, explica a Universidade do Porto no seu site oficial de notícias.
 
Sob a orientação do docente do Departamento de Engenharia Civil da FEUP, António Pedro Oliveira de Carvalho, e do Laboratório de Acústica e do seu responsável técnico, António Costa, Joana de Sousa efeutou “medições dos níveis de pressão sonora do ruído ambiente” das grutas da Moeda, de Santo António e de Alvados.
 
Através dos resultados obtidos, a engenheira portuguesa confirmou “a hipótese de estes se tratarem de espaços muito silenciosos”, “que podem facilmente ser adaptados e utilizados para outros fins para além das já realizadas visitas guiadas”, lê-se no estudo, que poderá vir a funcionar como referência a nível internacional.
 
Isto porque, de acordo com a investigadora, “as grutas da Moeda, de Santo António e de Alvados são representativas de muitas outras a nível mundial, de formação cársica, pelo que os resultados aqui obtidos podem ser tidos como referência para espaços de caraterísticas semelhantes” além-fronteiras.
 
De realçar que o trabalho fruto da tese de mestrado de Joana de Sousa tinha já sido galardoado pela Sociedade Portuguesa de Acústica com um dos seus prémios bienais e foi apresentado em Outubro num congresso internacional em Múrcia, Espanha.
 

Clique AQUI para aceder ao estudo (em inglês) e AQUI para consultar a publicação espanhola. 

Notícia sugerida por Maria da Luz

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório