Sociedade

Terraço do Elevador de Santa Justa é reaberto

Diz-se que é a melhor vista sobre a cidade de Lisboa e, a partir de agora, qualquer um já o pode confirmar: a Carris reabriu o terraço do centenário Elevador de Santa Justa (também conhecido como Elevador do Carmo), depois de algumas obras de requali
Versão para impressão
Diz-se que é a melhor vista sobre a cidade de Lisboa e, a partir de agora, qualquer um já o pode confirmar: a Carris reabriu o terraço do centenário Elevador de Santa Justa (também conhecido como Elevador do Carmo), depois de algumas obras de requalificação do espaço.

O Elevador de Santa Justa tem 108 anos, comemorados a 10 de julho, e é um dos monumentos mais emblemáticos da Baixa Lisboeta. É considerado Monumento Nacional desde fevereiro de 2002.

A sua estrutura foi projetada pelo Engenheiro Raul Mesnier de Ponsard, um discípulo do célebre Gustav Eiffel, e apresenta um design neo-gótico romântico. Os trabalhos de construção tiveram início em 1900 com a remoção de terras nas Escadinhas de Santa Justa, mas um dos seus momentos mais marcantes data de 31 de agosto de 1901, aquando da inauguração do passadiço destinado a estabelecer a ligação entre o topo do Elevador (que subia da Rua do Ouro) ao Largo do Carmo.

Em 1907 começou a trabalhar a energia eléctrica. Feito inteiramente de ferro fundido e enriquecido com trabalhos em filigrana, o elevador dentro da torre sobe 45 metros e leva 15 pessoas em cada cabine.

[Notícia sugerida pela utilizadora Céu Guitart]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório